Para este tutorial vamos utilizar as seguites ferramentas
O Primeiro passo é a criação das chaves Publica e Privada com o utilitário PuTTYgen, configure de acordo com a figura 1 e clique em generate.
Putty - Cliente SSH
PuTTYgen - Regador de Key
A figura 2 mostra o Puttygen reando as chaves, atente para o retangulo na parte superior da figura 2, que para gera a chaves deve-se movimentar o mouse, isso ira gera códigos aleatórios para a criação das chaves.
Na figura 3, temos a Keys publicas e privadas geradas, agora temos que copiar a chave Publica, que esta no retangulo 1, para o arquivo .ssh/authorized_keys no servidor que queremos acessar dento do home do usuário.
Logo abaixo temos a opção de salvar as chaves, salve-as em algum lugar seguro, não envie as chaves por midias não seguras, tipo e-mail e msn ...
Para copiar a chave publica para o servidor de forma segura podemos usar algum cliente de SFTP/SCP (FTP seguro) como por exemplo o WinSCP e o FileZilla ou utilizar as proprias ferramentas do que acompanham o Putty como o pscp.
C:\>pscp.exe chave-publica root@200.15.1.104:/root
O comando envia a chave publica para o servidor 200.15.1.104 utilizando a conta root.
Acesse o servidor e execute o seguinte comando:
# cat chave-publica >> .ssh/authorized_keys
Note o uso de >> para acrescentar a chave no final do arquivo.
DICA IMPORTANTE: Quando a chave publica é salva ela perde o formato original que esta na figura 3 retângulo 1, para solucionar este problema devemos editar o arquivo .ssh/authorized_keys e deixar a chave no seguite formato:
---- BEGIN SSH2 PUBLIC KEY ----
Comment: "rsa-key-20110414"
ssh-rsa AAAAB3NzaC1yc2EAAAABJQAAAIBmCkHNYKa5e1ivs0D2n/3q/nIST2f7evAqSOanmIn5+EOQfioJR56f2v29koOlgGqOph6q5jwEVPeiDtZO6eK
//Kfp+byVnTNB8JB6Yy0XWIQG4opK7BMnSyk362ESDNUxZ8xfmR4INR5i4P
Ew8DC7AqyCarkkLPe7XONKEK8Liw==
---- END SSH2 PUBLIC KEY ----
OBS.: Devemos inserir ssh-rsa no inicio da linha e deixar chave em uma única linha, realize esta operação no servidor, não edite no windows.
Agora basta configurar o Putty para enviar nossa chave privada na hora de realizar o login no servidor.
Configure o IP a porta e salve a conexão.
Figura 5
Na guia da da esquerda entre na opção conection/SSH/Auth na esquerda clique em Browse e informe o caminho para onde esta as chave privada.
Volte na guia session salve novamente a conexão.
Pronto!!! Se tudo correu conforme o planeja do quando abrirmos a conexão bastará informar o nome do usuario e o login ocorrerá automaticamente.
Dica final: podemos configurar o usuario na guia conectiona/data auto-login username. Não esqueça de salvar.